OUVIDORIA
Você sabe o que é e como funciona uma OUVIDORIA ou "Ombudsman" ?
O que é uma Ouvidoria? Qual a diferença entre Ouvidoria e SAC? (VÍDEO)
http://www.youtube.com/watch?v=yiMw7WHamP4
http://www.youtube.com/watch?v=yiMw7WHamP4
Criação de Ouvidorias em empresas (projeto da Câmara Dos Deputados) (VÍDEO)
http://www.youtube.com/watch?v=8PxE3bhCRrU
Ouvidoria da UNIMED (VÍDEO)
http://www.youtube.com/watch?v=Ov7edqmf_o0&feature=related
Situação do Projeto de Lei 342-2007 que regulamenta a atividade do Ouvidor nas empresas
Ouvidoria da UNIMED (VÍDEO)
http://www.youtube.com/watch?v=Ov7edqmf_o0&feature=related
Situação do Projeto de Lei 342-2007 que regulamenta a atividade do Ouvidor nas empresas
Ouvidoria: sua empresa precisa de uma?
Guia de Ouvidorias
Porque implantar uma Ouvidoria na empresa
Empresas com Ouvidorias
OUTRA OPÇÃO: FAÇA MARKETING DE REDE !
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.
EM FOCO
CADE
Conselho Administrativo de Defesa Econômica
ABEVD
SEBRAE - Franquia é um bom negócio?
Exigência questionada de Franqueador
Relações entre Franqueador e Franqueado e o Código de Defesa do Consumidor
ASSOCIATIVISMO
A Importância do Associativismo
Conceitos, Princípios e Tipologias
DVD Associativismo
EMPRESÁRIOS
Faça vendas diretas indo de porta a porta
Autor: Sebrae Nacional
Fonte: Programa como vender mais e melhor: manual do participante
A venda direta permite ao lojista a adoção de uma postura ativa para conquistar e manter clientes
Para realizar suas vendas, o varejista, dentro da visão tradicional, recorre a promoções e propagandas de massa, nos mais variados meios e com os mais diversos alcances.
No entanto, em um aspecto não há variação: a maioria dos varejistas adota uma atitude passiva, aguardando que os possíveis clientes se dirijam até seus estabelecimentos em busca de promoções atraentes, para suprir sua necessidade de adquirir certos produtos ou para comprar simplesmente por impulso.
Para ser bem-sucedida, nesse caso, a loja precisa ter:
- boa localização;
- variedade e qualidade de produtos e serviços;
- boas instalações e ofertas;
- crédito e campanhas regulares de propaganda.
A venda direta oferece ao varejo a agressividade que os tempos atuais exigem para quem busca competitividade, permitindo ao lojista a adoção de uma postura ativa para conquistar e manter clientes.
Identificando, cadastrando e contatando seus clientes, ou possíveis clientes, o lojista passa da espera à ação, podendo influenciar mais efetivamente os resultados.
Identificando, cadastrando e contatando seus clientes, ou possíveis clientes, o lojista passa da espera à ação, podendo influenciar mais efetivamente os resultados.
Além disso, a venda direta leva ao varejista a oportunidade de utilizar a propaganda direta com muito mais produtividade que a obtida com a propaganda de massa “isso porque a propaganda direta é mais dirigida e eficaz, sendo assim mais econômica e mais adequada às necessidades de cada negócio.
A venda direta tem uma série de outras características interessantes:
- Permite selecionar o público. A venda direta dirige a comunicação e a atividade de vendas apenas para as pessoas que têm necessidade e, sobretudo, condições de adquirir os produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, não há desperdícios de esforços de propaganda e atividades de venda;
- Otimiza o tráfego de clientes;
- Permite programação e coordenação de ações de propaganda que estimulam e também redirecionam o tráfego, de maneira a maximizar a rentabilidade de espaço, estoque e estrutura da loja;
- Garante a melhor combinação de produtos e serviços;
- Por meio do contato constante e direto com clientes ou possíveis clientes, o lojista adquire grande conhecimento de desejos e necessidades dos consumidores, passando a atuar em função deles;
- Aumenta a satisfação dos clientes.
- O constante contato com os clientes consolida os relacionamentos e mantém a loja como a primeira opção de local para compra.
- Permite a venda a distância de produtos e serviços.
Atender pedidos distantes da área de influência da loja ou de clientes próximos que compram até por comodidade é sempre uma ótima fonte de receita e um grande diferencial, além de ajudar a consolidar uma excelente imagem.
EMPREENDEDORISMO
"... acredite, a diferença é saudável para um negócio,
no sentido que instiga o debate e a visão múltipla
sobre os desafios corportativos."
CONFLITOS
CONFLITOS - VÍDEO
Podem ser Construtivos ou Destrutivos
Veja os 3 tipos de Benefícios no vídeo abaixo:
MEDIAÇÃO - VÍDEO
Gestão de Pessoas nas Organizações
– Principais teóricos
– Parte 01/05 (26.12.2012) 29.44’
Professor Luis Antônio Carvalho
Veja
O QUÊ MAIS GERA VANTAGEM COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES?
(resposta no vídeo anexo, aos 03:45 min)
ttp://www.youtube.com/watch?v=pafmNd2Fx0E
Curso “Gestão de Pessoas nas Organizações 2013”.
Modelo Taylorista – Filme Charles Chaplin ("Tempos Modernos")
('apertador de parafusos').
('apertador de parafusos').
RH é diferente de Gestão de Pessoas
“Qual a vantagem competitiva nas organizações? ”O Diferencial Competitivo - Não é o computador. São AS PESSOAS !!!”
(22.13’) “Conseguiu provar que as pessoas são mais importantes”
(22.54’) Teoria das Relações Humanas
(23.00’) Os trabalhadores são criaturas sociais e complexas, dotados de
sentimentos, desejos e temores.
sentimentos, desejos e temores.
(23.23’) SENTIMENTO
(26.07') Conclusões da Experiência de HAWTHORNE (7 conclusões).
(28.07') Ênfase nos aspectos EMOCIONAIS (7ª conclusão).
As organizações foram evoluindo e verificaram que, Realmente,
o que faz diferença são as pessoas.
o que faz diferença são as pessoas.
(28.11') Teoria Clássica x Teoria das Relações Humanas
Teoria Clássica enfatiza as técnicas e as tecnologias.
Taylor, Fayol e Ford, todos engenheiros
Taylor, Fayol e Ford, todos engenheiros
TEORIA CLÁSSICA
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TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
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Trata a organização como máquina
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Trata a organização como um grupo de pessoas
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Enfatiza as tarefas ou a tecnologia
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Enfatiza as pessoas
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Inspirada em sistemas de Engenharia
(Taylor, Fayol, Ford, todos eram engenheiros)
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Inspirada em sistemas de Psicologia.
Elton Mayo era psicólogo |
Autoridade centralizada
(“desconfiança total”)
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Delegação de autoridade
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Linhas claras de autoridade
(“manda quem pode. Obedece quem tem juízo”)
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Autonomia do empregado
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Especialização e competência técnica
(“é o especialista”)
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Confiança e abertura
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Acentuada divisão do trabalho
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Ênfase nas relações entre as pessoas
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Confiança nas regras e nos regulamentos
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Confiança nas pessoas
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Clara separação entre linha e staff
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Dinâmica grupal e interpessoal
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CHIAVENATO, Idalberto - Introdução à Teoria da Administração. Campus. 2003
TEORIA CLÁSSICA
Jules Henri Fayol – engenheiro francês (1841-1925)
Frederick Winslow Taylor – engenheiro norte-americano (1865-1915)
Henry Ford – engenheiro norte-americano (1863-1947)
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
George Elton Mayo – Psicólogo industrial australiano (1880-1949)
"TEMPOS MODERNOS" (1938)
Filme completo (legendado) 01:23’
Filme completo (legendado) 01:23’
Charles Chaplin
(Filme utilizado como Paradigma da Teoria Clássica)